Mais segurança e saúde no descarte de perfuros

Damião com sinal de negativo para uma injeção
Seringas no lixo comum não é legal

O descarte adequado de perfurocortantes é importante por questões de segurança e para a proteção ambiental. Por isso, estamos sempre tocando neste assunto! Mas, o que são esses materiais? São objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, seringas, pinças, lâminas, vidros, entre outros. Esses itens, após o uso, não devem ser jogados no lixo doméstico, seja reciclável ou comum, devido ao alto risco de contaminação e, também, pelo risco de causarem ferimentos aos coletores de resíduos e a outras pessoas que possam entrar em contato com eles.

Agulhas e seringas

Pacientes que utilizam medicamentos injetáveis autoaplicáveis devem estar especialmente atentos a essa questão. O descarte inadequado compromete a segurança de todos que participam do processo de coleta de resíduos. Por isso, é muito importante garantir que sejam descartados de forma segura e responsável. Esses materiais descartados de forma inadequada podem acabar em aterros sanitários ou no meio ambiente, onde podem causar contaminação do solo e da água.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente três milhões de acidentes com perfurocortantes ocorrem anualmente em todo o mundo, afetando profissionais de saúde e trabalhadores da coleta de resíduos, sem falar em pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estima que cerca de 10% dos acidentes de trabalho registrados na área da saúde são causados por esses materiais. Essas estatísticas destacam a importância de iniciativas voltadas para a conscientização e a prevenção de acidentes.

A Loga, além de coletar resíduos comuns e recicláveis, também é especializada na coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), gerados por aproximadamente 20 mil estabelecimentos de saúde, incluindo hospitais, clínicas médicas, odontológicas, veterinárias e laboratórios, e apoia a conscientização de todos.

Ao embalar e descartar o resíduo de forma adequada, o morador contribui para um ambiente mais seguro para quem coleta e manipula esses materiais. Essas ações são essenciais não só para a segurança dos trabalhadores, mas também para a proteção do meio ambiente, evitando a contaminação e promovendo a sustentabilidade.