Caminhão Rosa? A loga tem, desde 2015! Caminhão Azul? Presente, desde 2016! E caminhão vermelho que dá vontade de levar para a árvore de Natal da nossa casa? Tem também e desde 2015.
Já virou uma espécie de tradição a empresa transformar a lateral de seus veículos em verdadeiros outdoors e passar mensagens que vão desde o despertar para o espírito natalino até temas mais sérios que estão ligados à saúde e qualidade de vida do morador. A gente já teve caminhão para alertar sobre o mosquito da dengue! Caminhão amarelo que falava sobre a questão da segurança no trânsito, afinal, a Loga coleta em cerca de 25 mil delas.
O primeiro caminhão foi o rosa, inaugurando a iniciativa no segmento de coleta de São Paulo. O sucesso foi tão promissor que fez a empresa, no ano seguinte, instituir as campanhas de prevenção do câncer de mama e de próstata, outubro rosa e novembro azul, respectivamente. Foi nesse ano também que a empresa entrou para o rol das entidades que contribuem com o resgate do Espírito Natalino, instalando gorros em um caminhão de cada subprefeitura atendida. Eram 13 caminhões com seus supergorros, coletando e, ao mesmo tempo, desejando boas festas. Ainda na pegada social e de reconhecimento a partir de seus caminhões, em maio de 2017, tantos os colaboradores como os munícipes ganharam de presente uma homenagem a 220 personagens reais da coleta de São Paulo. Os caminhões foram estampados, em grafite, com os rostos e nomes dos coletores e motoristas, dando visibilidade a essa categoria tão essencial para a capital paulista. Em 2018, além das cores rosa e azul, outro grande destaque foi o caminhão amarelo, símbolo da campanha de atenção e prevenção de acidentes de trânsito que acontece em maio. Neste ínterim, também tivemos o caminhão dourado com grande visibilidade para a coleta de recicláveis e uma série de documentários ainda hoje em utilização, com vários eventos envolvendo a população. Uma história que está só começando.
No ano de 2021 , a Loga inovou na forma de conscientizar a população sobre prevenção do câncer de mama e próstata. Em frente à Casa das Rosas, em plena Av. Paulista, símbolo da cidade de São Paulo, dois coletivos de grafiteiras, compostos por sete mulheres, denominados Mulheres Urbanas Artes (@mulheresurbanasartes) e Damafia Girls Crew (@damafiagirls.crew), transformaram um caminhão da empresa em obra de arte itinerante, com as cores da campanha “Outubro Rosa”, movimento global de prevenção ao câncer de mama. O mesmo aconteceu no mês seguinte com a campanha “Novembro Azul”, pela prevenção do câncer de próstata; mas, dessa vez, dois grafiteiros, Rellyson27 (@rellyson27) e Izu HipHopPaz (@izu_hiphoppaz), deixaram estampadas as mensagens de conscientização que circularam pelas vias atendidas pela empresa nos meses subsequentes.
No final do mesmo ano, dois caminhões tiveram a missão de reforçar o espírito natalino. Os caminhões estamparam os principais símbolos do Natal, percorrendo as ruas da Região Noroeste da cidade na cor vermelha.
E a tradição continuou em 2022, quando a Paulista mais uma vez foi palco de conscientização com a distribuição de rosas no mês de outubro e chaveiros em novembro. Em ambas as ações, foram distribuídos, durante os eventos, folhetos orientativos sobre os temas: exames preventivos do câncer de mama e de próstata, respectivamente. E, claro, dezembro foi o mês natalino com o clássico caminhão vermelho e suas luzes encantadoras.
E para 2023? O que estamos planejando?