O Programa de Educação Ambiental é formado por uma série de atividades ao longo do ano e faz parte da estratégia da empresa de sensibilizar a população, visando o descarte correto dos munícipes. Reúne projetos como o Ecoeducação, elaborado e desenvolvido pela Loga, o Iaja (em parceria com a Sociedade Benfeitora Jaguaré) e plataformas completas, a exemplo do Movimento Recicla Sampa.
Já fizeram parte deste programa projetos de sensibilização e educação ambiental como Nossa Vila Limpa, Campanhas como Eu Jogo Limpo com São Paulo, SP Cidade Gentil e Composta São Paulo.
Dentro do Ecoeducação, a empresa atende escolas e munícipes, realiza palestras e recebe visitas nas unidades. Também atua com equipe de conscientização para abordagens porta a porta e projetos de segregação de resíduos em instituições. A equipe realiza atividades que visam sensibilizar a população sobre consumo consciente, descarte correto e demais temas relacionados à gestão de resíduos.
A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para a transformação da população, por isso, a Loga atua promovendo ações relacionadas às temáticas de resíduos. Além de atender ao marco contratual, as iniciativas também estão diretamente ligadas ao PGIRS (Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) e PNRS (Programa Nacional de Resíduos Sólidos), visando a preservação e aspectos ambientais, além da necessidade de redução dos resíduos gerados
O Programa Ecoeducação da Loga foi iniciado em janeiro de 2013, com o objetivo de despertar o consumo consciente, o descarte correto e a multiplicação desses conceitos no meio estudantil para alunos de escolas públicas e particulares. Essa iniciativa abrange atividades de palestras, visitas e ações com o Ecomóvel:
Programa de Visitas: ocorrem nas unidades da Loga a fim de promover uma imersão sobre o ciclo dos resíduos e estimular a conscientização dos jovens.
Ecoescola: destinado aos alunos do 5º ao 9º ano, a atividade é realizada na escola com educadores ambientais treinados. São palestras sobre os serviços da Loga, conscientização ambiental, consumo consciente e temas relacionados. Os participantes assistem vídeos didáticos e também recebem folhetos com o ciclo dos resíduos ilustrado em histórias em quadrinhos.
Programa de Visitas: ocorre nas unidades da Loga e promove uma verdadeira imersão no ciclo dos resíduos, o que promove o estímulo, inclusive de forma sensorial, na conscientização dos jovens e estudiosos do segmento.
Neste programa, escolas, empresas e universidades vivem a experiência de aprender sobre conscientização ambiental e os serviços da Loga e conhecem a gestão de resíduos da cidade in loco.
Os visitantes acompanham a operação de perto para entender melhor como funciona a unidade e qual a importância dela para a cidade. Todas as visitas são monitoradas e podem ser realizadas na Estação de Transbordo, equipamento de transferência dos resíduos, na Central Mecanizada de Triagem (CMT), onde são feitas as separações dos recicláveis, ou na Central de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (CTRSS), local em que ocorre o tratamento e descontaminação de todos os resíduos transportados dos estabelecimentos de saúde da região Noroeste de São Paulo.
Ecomóvel: Outra forma de chegar aos estudantes e às comunidades é com o Ecomóvel, um veículo projetado para oferecer atividades e temáticas voltadas para a conscientização dos estudantes nos bairros em que residem.
As crianças assistem a um vídeo sobre o ciclo dos resíduos e, dependendo da ação, também recebem material impresso com informações sobre os horários de coleta na região, Ecopontos mais próximos, entre outras informações.
O projeto Incubadora Ambiental Jovem em Ação (IAJA), em andamento desde 2012 no bairro do Jaguaré, é uma ação parceira com a Sociedade Benfeitora Jaguaré e o Senai.
O programa oferece cursos com duração de seis meses de capacitação para turmas de 20 jovens (de 15 a 21 anos) nas áreas de Meio Ambiente e Gestão de Projetos. Essa iniciativa tem como intuito capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho e torná-los agentes de projetos ambientais para o próprio bairro.
A conscientização e a união de esforços entre o poder público e os moradores das comunidades foram as principais ferramentas para a transformação proposta pelo projeto Nossa Vila Limpa. Projeto de conscientização, uma parceria das empresas Loga, Inova e da Com Você Serviços e Treinamento, que foi realizado de 2017 a 2019 e que esteve presente em comunidades das prefeituras regionais da Brasilândia e Lapa, contemplando Jaguaré, Elisa Maria e Vila Icaraí. A iniciativa propõe outras formas de tratar a questão do resíduo urbano por meio de um processo de tomada de consciência social e ambiental.
A sensibilização dos moradores ocorria a partir de ações porta a porta, envolvimento de escolas, jovens e adultos. Também eram realizadas reuniões periódicas sobre a necessidade do descarte correto dos resíduos orgânicos, volumosos, materiais oriundos de obras e a utilização dos Ecopontos. Com seminário para pedreiros, palestras de educação ambiental, contratação e capacitação de coletores e varredores da própria comunidade, o projeto transformou vielas, ruas e bairros.