Em 1959, foi instalado, no bairro do Bom Retiro, o incinerador Ponte Pequena, que funcionou até 1997. No mesmo local, também operava o antigo Transbordo Ponte Pequena, que iniciou as atividades em 1974, funcionando a céu aberto e em área sem pavimentação.
Com a assinatura do Contrato de Concessão n° 027/SSO/04, em 2004, a Loga passou a operar o transbordo e assumiu o projeto de modernização, inaugurado em 12 de junho de 2012. A partir dessa data, a operação de transferência dos resíduos domiciliares passou a ser realizada em ambiente totalmente fechado, com pressão negativa, tratamento do ar e de odores, controle acústico, além, da coleta e tratamento adequado do chorume.
A instalação da nova Estação de Transbordo, na região do Parque Anhanguera, conforme previsto no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, aprovado por meio da Lei 16.050, de 31/7/14, bem como no Decreto Municipal nº 54.991, de 2/4/2014 (PGRIS), será importante no sentido de desafogar o atual sistema de transferência logístico de resíduos.
A nova unidade terá a função de apoiar a Estação Ponte Pequena, na transferência das mais de 6.000 toneladas diárias de resíduos, geradas no Agrupamento Noroeste.
A instalação de novos empreendimentos é definida com base na distribuição de massa da produção de resíduos dos setores a serem atendidos e na identificação de áreas que atendam às condições ambientais e de zoneamento, bem como que ofereçam o menor trajeto possível entre a coleta e as unidades de transferência e disposição final, com o objetivo de atender com agilidade e melhor qualidade aos munícipes; melhorar o trânsito na cidade; reduzir as emissões atmosféricas e o consumo de recursos naturais, como o combustível.
Neste sentido, a nova Estação de Transbordo Anhanguera propiciará benefícios significativos e aprimoramento no Sistema de Gestão dos Resíduos Sólidos da cidade de São Paulo, além de oferecer aos moradores locais um projeto paisagístico único e mais possibilidade de lazer.