Para celebrar os 469 anos da cidade de São Paulo, a Loga apresentou um dos seus caminhões de coleta de resíduos movidos a biometano. A apresentação ocorreu no Mercado Municipal de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2023. Em ato alusivo ao aniversário da capital paulista, estiveram presentes o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e o prefeito Ricardo Nunes, dentre outras autoridades. E ambos visitaram a cabine do caminhão além de debater sobre o futuro sem volta do uso de combustíveis mais limpos. O prefeito fez a entrega simbólica do veículo e destacou que ações como esta, que visam à sustentabilidade ambiental, são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Ele explicou que os veículos movidos a diesel, utilizados atualmente na coleta dos resíduos, serão substituídos, gradualmente, pelos que utilizam combustível alternativo, como o biometano. Com isso, haverá redução da emissão de poluentes. Além disso, a iniciativa é um avanço para toda a cidade e possibilitará melhor qualidade de vida. O governador Tarcísio também parabenizou a cidade pelos 469 anos e ressaltou que a capital paulista está ficando mais velha, mas, ao mesmo tempo, mais moderna, caminhando na direção da sustentabilidade, reduzindo e neutralizando a emissão de carbono.
Sobre os caminhões
O caminhão da Loga, movido a biometano, emite menos poluentes, ou seja, cerca de 98% menos material particulado, 60% menos de NOX e 90% menos de CO2. O veículo faz parte de um projeto-piloto, que visa o cumprimento da Lei Municipal 16.802/2018 e prevê a obrigatoriedade da redução de emissão de carbono pelas frotas de concessionárias de serviços públicos a partir de 2028.
O combustível será produzido, num processo de economia circular, a partir da gestão dos resíduos sólidos depositados no aterro sanitário de Caieiras, local em que está sendo construída uma planta industrial para a obtenção do biometano. A iniciativa terá o investimento de R$ 150 milhões. O gás deverá começar a ser disponibilizado em janeiro de 2024.
Por enquanto, na fase de testes, os dois novos caminhões da Loga utilizarão o GNV (Gás Natural Veicular). A empresa vem desenvolvendo a tecnologia do biometano há alguns anos. E este não é o primeiro teste com energia limpa. Essa ferramenta é consagrada internacionalmente e o Brasil tem potencial muito grande de produção desse combustível, dado o intenso volume de resíduos sólidos gerados.
Os novos caminhões têm como diferencial a capacidade de utilizar qualquer tipo de gás como combustível, sem perda de eficiência. O objetivo é contribuir para que o ar da cidade de São Paulo seja cada vez mais limpo.