Em 20 de dezembro, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, com a presença do prefeito Ricardo Nunes, a Loga (Logística Ambiental de São Paulo) entregou 27 carretas com motor movido a gás. Os novos veículos substituirão a frota utilizada no transporte de resíduos para os aterros sanitários na área de concessão da empresa, o Agrupamento Noroeste da cidade, reduzindo as emissões de carbono e poluentes.
O prefeito destacou que cada carreta tem capacidade equivalente a três caminhões, o que reduz o tráfego e melhora a eficiência no transporte de resíduos. “Esses veículos também não emitem dióxido de carbono, contribuindo diretamente para a redução dos gases de efeito estufa. O gás utilizado é extraído do metano gerado nos aterros sanitários, tornando o processo ainda mais sustentável”, afirmou.
O presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto, destacou que a renovação da frota também reduz o ruído e reforça o compromisso com a sustentabilidade na gestão de resíduos. Domênico Granata, presidente da Loga, ressaltou que a entrega das carretas é apenas uma etapa de um vasto programa em andamento da empresa de incorporação de tecnologias e processos modernos e sustentáveis.
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravenna, afirmou que a cidade caminha para transformações significativas com ecoparques e mudanças nas matrizes energéticas. Renato Nalini, secretário de Mudanças Climáticas, reforçou a importância de substituir combustíveis fósseis por alternativas mais limpas. Uma das iniciativas citadas pelo secretário é o Ecoparque Bandeirantes, que está sendo implantado pela Loga, no qual haverá uma fazenda fotovoltaica, com painéis solares, em área de 50 mil metros quadrados.
O uso de combustível mais limpo, como biometano ou GNV, pelas novas carretas pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em até 95%, além de diminuir significativamente o material particulado (MP) e os óxidos de nitrogênio (NOx) expelidos. Domênico Granata, presidente da Loga, destacou que o investimento em veículos movidos a energia mais limpa contribui para um legado mais sustentável, beneficiando a saúde pública, o bem-estar da população e o meio ambiente.
Com capacidade de transportar até 66 metros cúbicos de resíduos, cada carreta reduz a quantidade de viagens necessárias, diminuindo o impacto no trânsito e no meio ambiente. “Queremos oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para transformar a gestão de resíduos em um exemplo de eficiência e responsabilidade ambiental”, explicou André Meira, diretor de logística da Loga. Os novos veículos representam um importante avanço para a logística de resíduos em São Paulo, ampliando a eficiência do processo e reforçando o compromisso com um futuro mais sustentável para a cidade.