O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais, o que o torna 100% reciclável e reutilizável na fabricação de novos vidros sem perda de qualidade ou pureza do produto. Este material está muito presente no nosso dia a dia, por isso é de grande importância darmos a destinação correta a ele.
Em parceria com a Massfix, empresa especializada em comércio de vidro, a Loga realizou a instalação de PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) no mês de agosto de 2023 nas regiões das subprefeituras da Freguesia do Ó, Sé e Lapa.
O propósito da ação era aumentar a separação e conscientizar a população para reciclar um material que está sempre em nossas mãos, o que resultou na redução de vidros em aterros sanitários.
Desde a instalação dos PEVs, em agosto de 2023, até o mês de janeiro de 2024, foram recolhidas mais de meia tonelada mensalmente, o que totaliza mais de 10 toneladas de vidros recolhidos no período. Vale lembrar que o material é enviado para a Central Mecanizada de Triagem, que favorece mais de mil famílias de cooperados.
Mas o que pode ser descartado nos PEVs?
- Garrafas de bebidas
- Potes de alimentos
- Frascos de cosméticos
- Copos e taças de vidros
- Vidros quebrados
- Vidros de janelas
É importante ressaltar que os rótulos nos objetos podem permanecer, mas que as tampas devem ser removidas, caso sejam de outro tipo de material.
A iniciativa é mais um projeto da Prefeitura de São Paulo!