SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Mitos e verdades sobre o entorno de um transbordo
Publicado em 9/22/2021

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

A Loga (Logística Ambiental de São Paulo) esclarece os principais pontos sobre esses locais que ainda trazem dúvidas à população

Quando se trata de gerenciamento de resíduos sólidos, as estações de transbordo são fundamentais para garantir que o serviço de coleta seja executado de forma rápida e precisa, diminuindo os impactos ambientais e trazendo melhor qualidade de vida para toda a população

Mas afinal, o que é uma estação de transbordo e qual sua função? O transbordo é um local apropriado onde os caminhões de coleta menores, ou compactadores de coleta, transferem os resíduos para grandes carretas, que por fim conduzem os materiais até os aterros sanitários. Esses ambientes servem para agilizar o processo, fazendo com que os caminhões circulem menos pela cidade, reduzindo assim o tempo de deslocamento até o local de descarga, bem como a emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes liberados pelos motores.

Apesar de serem estruturas com ambientes totalmente controlados, há uma série de mitos a respeito dessas estações. Urias Rodrigues, coordenador de destinação final da Central Mecanizada de Triagem da Loga, concessionária responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde da Região Noroeste da capital paulista, explica que os transbordos são locais fechados, onde são adotados diversos protocolos para garantir a qualidade de vidas dos munícipes que residem no entorno. “Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, os transbordos não são lixões. Os ambientes são rigorosamente monitorados e contam com alta tecnologia para minimizar odores e ruídos, além de ter preparação adequada para que os líquidos, oriundo dos materiais depositados ali, não contaminem o solo e lençóis freáticos”. A Loga possui uma estação de transbordo na região do Bom Retiro e outra na Vila Jaguara, que está em fase de construção.

Para informar a população e tranquilizar os moradores dos arredores dessas estruturas, Rodrigues separou alguns mitos e verdades sobre as Estações de Transbordo da Loga.


Mitos & verdades


MITO – Ter uma estação de transbordo dentro da cidade é prejudicial.

VERDADE – O transbordo traz benefícios à cidade, já que sua existência reduz o tempo de deslocamento dos caminhões dentro da cidade, permitindo a prestação de serviço com mais qualidade e eficiência.

MITO - Os vizinhos desses locais sofrem com maus odores.

VERDADE – Nos transbordos, não há vazamento de odores para o entorno. A operação é feita em galpão fechado com sistema de exaustão que opera em pressão negativa, o que garante a saída do ar apenas após a passagem pelo sistema de tratamento. Todo o ar do galpão é filtrado e os filtros dimensionados para limpar o ar até 10 vezes por hora antes de liberação.

MITO – O transbordo aumenta a proliferação de ratos ou pombos nas residências.

VERDADE - As estações dispõem de controle de pragas para impedir a presença de ratos e insetos. A população de pombos também é monitorada e frequentemente aplicadas medidas para limitar sua presença.

MITO – Os resíduos poluem o solo e os lençóis freáticos.
VERDADE - O fosso dos transbordos, onde os resíduos são transferidos, é impermeabilizado, impedindo que penetre o solo. Além disso, o líquido produzido pelo lixo depositado ali é captado e tratado pela companhia de saneamento da cidade, evitando que este se espalhe pelas instalações do transbordo.


Mais publicações

Loga participa de fórum sobre sustentabilidade
( Publicado em 7/27/2021 )


Loga distribui mil cestas básicas em São Paulo
( Publicado em 6/24/2021 )


Descarte correto de resíduos ajuda a salvar o meio ambiente
( Publicado em 6/24/2021 )


Coleta de resíduos é serviço fundamental para população
( Publicado em 6/24/2021 )


Como descartar corretamente resíduos gerados por pessoas com Covid-19
( Publicado em 6/24/2021 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2021 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI