SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Peça teatral mostra importância da sustentabilidade
Publicado em 9/10/2019

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Com apoio da Loga, o espetáculo deve contemplar cinco mil alunos, em 23 unidades de ensino, até 18 de outubro 

Quando conceitos sustentáveis e arte encontram-se, o resultado é bastante educativo. Por isso, além de garantir boas risadas às crianças da rede municipal de ensino da capital paulista, a peça teatral “Por um Futuro Sustentável” busca orientar os pequenos, de maneira lúdica, sobre como cuidar do nosso planeta. O espetáculo é realizado com apoio da Loga – Logística Ambiental de São Paulo, via Lei de Incentivo à Cultura. 

Os espectadores, jovens de 8 a 12 anos, alunos de Centros Educacionais Unificados (CEU), aprendem a importância da reciclagem com os “cientistas malucos” Pandolfo e Dona Escolástica, interpretados pelos atores Ronaldo Barbosa e Cida Lima. “Preservação de recursos naturais e a separação de resíduos recicláveis dos comuns são as principais lições da peça. Falar a um público formado por crianças é uma das formas de mudar a realidade e, consequentemente, ampliar o discurso sustentável, já que elas são as principais multiplicadoras dessas informações”, afirma o responsável pela Operação Oeste da Loga, Francisco de Andrea Vianna.

Ao todo serão 33 apresentações que ocorrem até 18 de outubro, em 23 instituições de ensino municipais. Nas próximas semanas, jovens terão a oportunidade de aprender com Pandolfo e Dona Escolástica. O cenário da apresentação envolve latas de lixo gigantes, um laboratório de ciências e resíduos que servem de exemplo da má destinação de materiais. 

O Futuro é agora

A história começa em um local repleto de sujeira, com Pandolfo voltando do futuro para alertar sobre os problemas ambientais acarretados por ações da sociedade. “É fundamental mostrarmos que, se não mudarmos nossos hábitos agora, as consequências serão desastrosas”, fala Francisco. As mensagens envolvem o uso consciente da água, explicações sobre energias renováveis e valorização da reciclagem.

Os personagens mostram às crianças a importância da preservação do planeta e dos recursos naturais para proteger a vida das próximas gerações. Além disso, as crianças participam, de forma interativa, no palco com os atores em algumas cenas. Os dias e horários de coleta seletiva nos bairros delas são apresentados durante a apresentação. A meta da parceria é atingir cinco mil alunos, em 23 unidades de ensino, até 18 de outubro.

Nossa meta é bastante factível: reduzir em 500 mil toneladas o montante de resíduos enviados aos aterros municipais no período de quatro anos, conforme consta do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020.

Na cidade de São Paulo, apenas 7% dos resíduos recicláveis são destinados de forma correta à coleta seletiva.

“Acreditamos que é preciso uma mudança de cultura por parte da população que deve adotar e aprimorar seushábitos sustentáveis. Somente assim, conseguiremos aumentar a quantidade de materiais reciclados, gerar renda para inúmeras famílias e poupar o meio ambiente”, diz Edson Stek, Diretor de Operações da Loga.

“Neste sentido, participamos do Movimento Recicla Sampa, que busca aumentar a reciclagem na cidade e reduzir resíduos enviados aos aterros municipais”, explica. Dados da plataforma mostram que 40% dos resíduos gerados pelos moradores de SP poderiam ser reciclados.

É possível conferir informações sobre a coleta seletiva no site: https://www.reciclasampa.com.br/horarios-de-coleta.

 


Mais publicações

Além das garrafas PET, conheça outros objetos que podem ser reciclados
( Publicado em 7/30/2019 )


Saiba como ensinar conceitos sustentáveis à criançada
( Publicado em 7/18/2019 )


Proibição do canudinho de plástico é uma conquista ambiental
( Publicado em 7/4/2019 )


Dez atitudes que contribuem para a coleta correta do lixo
( Publicado em 6/6/2019 )


Capital paulista recebe peça infantil gratuita sobre sustentabilidade
( Publicado em 5/29/2019 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2019 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI