SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Curta o Carnaval sem prejudicar o meio ambiente!
Publicado em 2/20/2020

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Apesar de reduzir em 42 toneladas a geração de lixo durante o Carnaval de 2019, na comparação com o ano anterior, a cidade de São Paulo coletou um volume ainda elevado durante a festa: 958 toneladas. Com o turismo, os bloquinhos e os desfiles que movimentam o município, cresce a quantidade de resíduos. Por isso, é essencial conscientizar a população de que é possível curtir a folia com responsabilidade ambiental.

De acordo com os números da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), do total coletado em 2019, 458 toneladas foram destinadas à reciclagem. 

Segundo Francisco de Andrea Vianna, responsável pelo Planejamento e Controle Operacional da Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde na Região Noroeste da capital paulista, é fundamental reforçar a importância da reciclagem, sobretudo durante os dias de folia. 

“Nesse período, quando aumenta a geração de resíduos, é importante que o cidadão tenha sempre em mente que muitos materiais descartados podem ser reciclados, como vidro, plásticos e papéis”, explica.  

Para absorver o aumento da demanda, comum nesta época do ano, o plano de coleta foi ajustado, para minimizar impactos da sujeira após a passagem dos foliões. Em 2019, a Loga foi responsável pela coleta de 410 toneladas de materiais recicláveis em São Paulo durante o Carnaval.

Francisco de Andrea Vianna reforça que manter a cidade limpa é uma tarefa de todos os cidadãos que passam por aqui. “Para quem mora na cidade, e vai ficar em São Paulo depois do Carnaval, o ideal é fazer sua festa com responsabilidade para não causar problemas”, diz.  

Para quem pretende aproveitar a folia, Vianna recomenda o reaproveitamento de materiais para a criação de fantasias, principalmente para as crianças.  

Os acessórios podem envolver restos de tecidos, tintas, papelão, EVA, cartolina e muita criatividade. “É importante, também, evitar glitter, confete de papel e garrafas de vidro, materiais de difícil coleta e reciclagem. Em vez deles, prefira tintas e maquiagens naturais, folhas secas e latinhas, melhores para a destinação”.  

Vai curtir os bloquinhos? Então, a dica é jogar lixo em lixeiras, não descartando materiais nas ruas e evitando o uso de materiais descartáveis, como plástico. Leve seu próprio copo ou garrafinha reutilizáveis.


Mais publicações

Loga entrega 800 cestas na ação "Um Gesto de Gratidão"
( Publicado em 7/2/2020 )


Aprenda fazer uma composteira doméstica!
( Publicado em 6/24/2020 )


Descarte de embalagens no consumo via delivery
( Publicado em 6/4/2020 )


Coleta Seletiva ganha força em meio à pandemia
( Publicado em 4/27/2020 )


Caminhões de coleta domiciliar irão reproduzir avisos sonoros
( Publicado em 4/8/2020 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2020 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI