SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Descarte de embalagens no consumo via delivery
Publicado em 6/4/2020

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente será ainda mais relevante juntamente com a sustentabilidade e o apelo ao consumo consciente, entra em cena o descarte correto das embalagens geradas pelo consumo cada vez maior de alimentos entregues via delivery. Com o isolamento social decretado pelo avanço da pandemia provocada pelo novo Coronavirus, bares e restaurantes têm recorrido ao formato para manter suas atividades econômicas

Para chamar a atenção sobre a importância do descarte consciente, a Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde da Região Noroeste da capital paulista, orienta como fazer essa separação.  

"O primeiro passo é saber o que pode ser enviado para a coleta seletiva. Materiais como papel, plástico e papelão podem e devem ser reaproveitados, desde que descartados corretamente. Até mesmo a caixa da pizza pode ganhar uma nova vida, gerando renda para quem trabalha na área e voltando ao mercado como novos produtos utilizados por diferentes indústrias", explica Francisco de Andrea Vianna, responsável pelo Planejamento e Operação da Loga.

Veja abaixo como separar e dar a destinação correta às embalagens de alimentos recebidos via delivery.

SEPARAÇÃO

A "nova vida" desses resíduos recicláveis começa na separação dos materiais dos resíduos orgânicos, que podem ser reaproveitados via compostagem, e daqueles que tem como destino final os aterros sanitários. Itens como copos, talheres, pratos e embalagens plásticas utilizadas para acondicionar alimentos podem, depois de limpos, ser descartados em sacos de lixo transparentes ou claros, para melhor visualização do coletor, preenchidos com até dois terços de sua capacidade e amarrados com nó bem firme, para que não se rompam.

"Já os itens que tiveram contato com alimentos, como marmitas de isopor, sacos de papel ou embalagens de papelão, devem ser descartados junto com os materiais orgânicos, pois a gordura impregnada nesses materiais inviabiliza seu reaproveitamento", pontua Francisco, que reforça a importância, também, para os cuidados na prevenção do novo Coronavírus.

"Aqueles que tiverem em suas casas pessoas com suspeita de ter contraído a doença não devem fazer a separação do resíduo reciclável. Todos os materiais utilizados pelo enfermo devem ser descartados separadamente dos demais e destinados aos resíduos orgânicos.

REÚSO

Além da correta separação dos materiais recicláveis, o responsável pelo Planejamento e Operação da Loga dá mais uma dica para quem não sabe o que fazer com as embalagens dos alimentos comprados via delivery: reaproveitamento.

De acordo com Francisco de Andrea Vianna, alguns dos potes plásticos utilizados para embalar os itens podem ganhar uma nova vida em sua casa. Com um pouco de criatividade é possível transformá-los em marmitas, porta-objetos ou mesmo enchimento para travesseiros e almofadas, como no caso do isopor. Assim, conseguiremos diminuir o volume de resíduos coletados diariamente e reduzir o volume descartado nos aterros sanitários e ajudar o meio ambiente.

NOVOS MATERIAIS

E como as empresas de alimentos podem contribuir para a redução do descarte de materiais plásticos na natureza? Vianna sugere a adoção de novos hábitos, como a redução da quantidade de embalagens utilizadas sempre que possível ou, ainda, a escolha de materiais menos poluentes, como os biodegradáveis. Além, claro, da contínua conscientização a seus consumidores.

"Fazer escolhas sustentáveis passa por todos nós, desde o empresário, que pode optar pelo canudo sustentável, até pelo consumidor, que pode optar em não pedir um talher descartável quando vai consumir o alimento em casa, por exemplo. Com o esforço conjunto, todos podemos fazer algo para proteger o meio ambiente", finaliza.

 


Mais publicações

Loga renova frota de caminhões para coleta
( Publicado em 7/14/2020 )


Loga entrega 800 cestas na ação "Um Gesto de Gratidão"
( Publicado em 7/2/2020 )


Aprenda fazer uma composteira doméstica!
( Publicado em 6/24/2020 )


Coleta Seletiva ganha força em meio à pandemia
( Publicado em 4/27/2020 )


Caminhões de coleta domiciliar irão reproduzir avisos sonoros
( Publicado em 4/8/2020 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2020 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI