SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Descarte correto de resíduos ajuda a salvar o meio ambiente
Publicado em 6/24/2021

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Em entrevista, líder da equipe de Conscientização da Loga (Logística Ambiental de São Paulo) ressalta a importância da boa gestão do lixo nas residências

 

Todos os anos, a cidade de São Paulo gera milhares de toneladas de lixo. Esses resíduos, se descartados de maneira errada pelos moradores, provocam impactos graves no planeta. Desenvolver hábitos sustentáveis contribui para a redução de danos ambientais, diminuindo a exploração dos recursos naturais. Para reforçar a importância dessa atitude, conversamos com Érika Ravene, líder da equipe de Conscientização da Loga, concessionária responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde da Região Noroeste da capital paulista.

 A profissional, que vivencia a conscientização ambiental em seu dia a dia de trabalho, ressalta a importância da população na ampliação de atitudes positivas ao meio ambiente, como a reciclagem e a destinação correta dos materiais, embora reconheça o percentual pequeno de pessoas que adotam tal postura. “Se todos os moradores contemplados com a coleta de recicláveis participassem, tal atitude, aliada à compostagem doméstica, levaria a uma diminuição considerável da quantidade de resíduos encaminhados diariamente aos aterros sanitários, prologando a vida útil desses espaços”.

Erika lembra, ainda, que “alguns materiais levam anos para se decompor no meio ambiente, e quando são destinados para coleta comum, não há o que fazer, não podem ser reaproveitados”. Ela reforça que “participar da coleta de recicláveis também contribui para a inserção social de cerca de 900 famílias e diminui a extração de matéria-prima da natureza”. A seguir, os principais trechos da entrevista.

 

Tendo em vista essa necessidade de manter a população engajada, quais projetos, cursos e campanhas a Loga promove para orientação e conscientização da sociedade quanto a importância de atitudes sustentáveis para preservação do meio ambiente?

A Loga desenvolve projetos que tem como finalidade sensibilizar a população para que pratiquem o descarte correto dos resíduos. A equipe de conscientização é responsável por uma parte desses projetos. Por conta da pandemia, algumas atividades estão paralisadas e outras estão acontecendo on-line. Contamos com o Ecoescola, que tem como objetivo apresentar o ciclo dos resíduos nas escolas. Antes da pandemia, também recebíamos esses alunos nas nossas unidades, além de munícipes e instituições interessadas, porém, para evitar o contágio, as visitas estão suspensas. Oferecemos palestra para condomínios e empresas, e temos o Ecomóvel, que é um furgão personalizado com recurso multimídia, utilizado em ações com crianças de 6 a 12 anos. Outra forma de informar a população é por meio da conscientização porta a porta, porém, por enquanto, essa ação está paralisada. Fazemos apenas panfletagem. 

Em 2019 também foi lançada a campanha Reciclasampa, que tem como objetivo aumentar a adesão à coleta de recicláveis na cidade. É uma plataforma digital que conta com matérias informativas que podem ser acessadas gratuitamente, cartazes disponíveis para download e pontos de coleta de diversos materiais.

 

Fazer a triagem dos resíduos domésticos é uma função básica, porém muito importante. Qual a forma correta desse processo?

Primeiro, o munícipe deve entrar no site da prefeitura ou na página da Loga (https://www.loga.com.br) e verificar os dias e horários da coleta comum e reciclável. Caso a via ainda não seja contemplada com a coleta de materiais recicláveis, o morador pode buscar um ponto de entrega na região.

Após esse procedimento, é só adicionar uma segunda lixeira na residência para armazenar os materiais recicláveis, lembrando que não é necessário separar por cor e tipo. O ideal é que esse resíduo esteja limpo e seco e seja disposto em frente à residência em sacos translúcidos. Se puder, busque também informações sobre como fazer a compostagem doméstica com parte dos resíduos orgânicos gerados - Temos um tutorial nas redes sociais da Loga [que explica passo a passo como fazer].

 

Quais cuidados o morador deve ter para evitar o contágio da Covid-19 no resíduo domiciliar?

Por conta da pandemia, pedimos para os moradores colocarem o resíduo, tanto o comum quanto o reciclável, em dois sacos, e [em seguida] colocar os resíduos até um pouco mais da metade (o ideal é que não esteja muito cheio) e dar nós bem firmes.

 

Além do plástico e do papelão, que são os itens mais lembrados inicialmente, quais materiais podem ser destinados à coleta de recicláveis? 

Metal e vidro [também são recicláveis]. Para saber mais sobre os materiais que podem ser encaminhados para a coleta de recicláveis, o ideal é se informar no site do Reciclasampa: https://www.reciclasampa.com.br/reciclavel

 

Pontos de descarte irregular causam diversos problemas, não só para o meio ambiente como à sociedade em geral, além de sujar a cidade. A Loga conta com iniciativas para reverter esse cenário por meio da orientação e conscientização dos munícipes? Como é realizado esse trabalho?

Sim, todas as nossas ações têm essa finalidade: evitar o descarte incorreto.  Um exemplo é a conscientização porta a porta. Nessa ação, orientamos os moradores, por meio de panfletos e uma conversa, sobre como fazer o descarte correto. Porém, por conta da pandemia, essa atividade está suspensa [temporariamente]. Fazemos somente a panfletagem. 

As empresas de zeladoria também desenvolvem o projeto RevitalizaSP, que tem como objetivo revitalizar os pontos de descarte irregular [na cidade de São Paulo].

 

Apesar da geração de resíduos ser uma ação cotidiana, uma forma de diminuir a quantidade é, além de aderir ao consumo consciente, realizar o reaproveitamento dos materiais. Nesse caso, quais as orientações da Loga?

No caso de sapatos, roupas e eletrodomésticos, se estiverem em bom estado, o ideal é fazer a doação para ONGs [e pessoas que precisam]. Alguns materiais também podem ser reutilizados em casa, como por exemplo, transformar garrafas pets em vaso para as flores ou reaproveitar caixas de leite vazias. Inclusive, indico algumas ideias nesse link  https://www.reciclasampa.com.br/artigo/10-ideias-divertidas-de-reutilizacao-de-latas-de-leite

 


Mais publicações

Caminhão coletor de resíduos da Loga difundirá campanha Novembro Azul
( Publicado em 11/12/2021 )


Loga grafita caminhão Outubro Rosa
( Publicado em 10/2/2021 )


Mitos e verdades sobre o entorno de um transbordo
( Publicado em 9/22/2021 )


Loga participa de fórum sobre sustentabilidade
( Publicado em 7/27/2021 )


Loga distribui mil cestas básicas em São Paulo
( Publicado em 6/24/2021 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2021 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI